Dicas para quem quer ingressar no mercado de tecnologia

Já não é novidade para ninguém o grave déficit de profissionais que o mercado de tecnologia tem sofrido. Infelizmente, a expectativa é que esse cenário só se intensifique no decorrer dos constantes e céleres avanços tecnológicos, responsáveis por expandir o mercado e trazerem uma avalanche de oportunidades para quem se interessa em trabalhar nessa área profissional.


Dar início a uma nova carreira não é um processo simples, mas estamos aqui para ajudar e oferecer algumas sugestões para quem precisa de um ponto de partida. Vem com a gente!


1. Primeiramente, explore sua curiosidade. Faça pesquisas sobre o mercado de trabalho tecnológico, busque compreender melhor a respeito das inúmeras áreas de atuação disponíveis e consuma conteúdo sobre o assunto. Aqui vai uma dica de ouro: acompanhando nosso site, redes sociais e o podcast ItixTalks, você terá acesso a conteúdo de primeira sobre tecnologia!


2. Avalie os interesses. Depois de pesquisar e se familiarizar com as áreas, já pode selecionar aquilo que despertou interesse e, assim, começar a traçar objetivos e pensar no que é importante para você. Realmente pretende ter um diploma? Quer trabalhar em alguma área específica? Quais os tipos de conhecimento e competências se deve ter para seguir com o objetivo?


3. Estude! É importante esclarecer que nem sempre o diploma é um requisito para ingressar nesse mercado, dependendo da área escolhida. Afinal, aprender linguagens de programação não exige cursos superiores, você pode explorar o que a internet tem a oferecer, começar com cursos básicos e ir aprofundando o conhecimento, investir em networking e muito mais! Colocar os aprendizados em prática é essencial para criar afinidade com a profissão. Profissionais bem capacitados e com amplo conhecimento são constantemente contratados na área, mesmo sem um diploma.


4. Aprender inglês é uma etapa importante para a qualificação profissional de quem almeja trabalhar com programação. Apesar de não ser regra, conhecimento da língua inglesa é um grande trunfo para profissionais de TI. Devido a globalização da tecnologia, o inglês é a língua amplamente utilizada nesse segmento de trabalho, sendo necessário para a compreensão de códigos de programação e manuais, além de ser um diferencial competitivo em qualquer área de trabalho, então vale a pena investir!


5. Não tenha medo de começar de baixo! Se especializando, buscando conhecimento e aprimorando suas habilidades de interação profissional, é possível ter competência para crescer dentro da área, que tem muitas oportunidades a oferecer. Uma ótima forma de aprimorar suas habilidades será trabalhando em uma empresa que incentive a busca por capacitação, ofereça treinamentos e acredite no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. Aqui na Itix, nós temos esse perfil e estamos sempre de braços abertos para receber gente nova!


E pronto! Seguindo nossas dicas você poderá iniciar esse processo de migração de área profissional sem medo. Você vai longe! Não se esqueça, estamos sempre de braços abertos para receber novos profissionais, quem sabe não nos encontramos em breve?!